• Duda Nascimento

Lisboa - Roteiro 5 dias

Atualizado: 6 de Ago de 2019

Aproveitando um feriado em Portugal que acabei descobrindo em cima da hora, fui com meus amigos para Lisboa. Fomos de ônibus, já que era a opção mais barata, mas se a viagem tivesse sido programada com mais antecedência, a passagem de avião do Porto até Lisboa teria saído bem em conta, vi várias vezes no site da Ryanair ida e volta por 19,99€.

Ficamos no Hostel Seven Hills, adoramos a localização e a hospedagem! Pegamos um quarto privado para 4 pessoas, tivemos que dividir apenas o banheiro com o pessoal que estava no mesmo andar do nosso quarto, cerca de umas 5 pessoas. Não gosto muito de dividir banheiro com outras pessoas, mas foi a única opção que encontramos para a data. Nesses casos, procuro tomar banho cedo, já que a água começa a ficar mais fria, de acordo com a utilização do chuveiro (nem sempre é assim que funciona, mas a maioria é, então fique atento para não tomar banho frio!).

IMPORTANTE (Transporte): Antes de iniciar os passeios, garanta o seu ticket diário, pois com ele você conseguirá usar diversos meios de transporte pelo valor de 6€ (válido por 24h). Vale muito a pena!!

1° DIA - Quarta-feira (Castelo de São Jorge - Alfama - Bairro Alto - Chiado)

No primeiro dia, após deixarmos nossas malas no Hostel, fomos almoçar. Pegamos o metrô e descemos na estação Rossio, por lá há uma praça bem bonita, a D. Pedro IV. A primeira opção encontrada foi Mc Donald's, como estávamos morrendo de fome, não procuramos por mais nada e fomos direto no fast food mesmo.

Praça D. Pedro IV - Lisboa (Duda Nascimento)

Nesse dia, optamos por começar o passeio pelo Castelo de São Jorge, tem uma vista sensacional da cidade de lá, vale muito a pena conhecer!! Pegamos até o pôr do sol, estava lindo!

O local possui muita história, o castelo foi construído pelos muçulmanos (século XI) e diversos povos passaram por lá, em meio a inúmeras guerras na região, a construção serviu como ponto de defesa. Foi com a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, em 1147, que o local passou a servir como residência real. No século XIII foi transformado em paço real, recebendo diversos personagens importantíssimos da história, como Vasco da Gama (século XVI), após sua descoberta do caminho marítimo para as Índias. O castelo também teve função militar, quando em 1580 Portugal é integrado à Coroa da Espanha. No ano de 1755, Lisboa sofre um terremoto e novas construções acabam escondendo as ruínas antigas. Graças as obras de restauração no século XX, pode ser reabilitado em 1990, sendo hoje um dos pontos turísticos mais importantes de Lisboa.

Preço:

A entrada para estudante foi 5 euros (preço para pessoas com deficiência e maiores de 65 anos também), já o bilhete normal custa 8,50€.

Horário:

1 Nov a 28 Fev | 9h00 às 18h00

1 Mar a 31 Out | 9h00 às 21h00

Local:

R. de Santa Cruz do Castelo, 1100-129 Lisboa, Portugal

Castelo de São Jorge - Lisboa (Duda Nascimento)

Dica: Para quem gosta de Nespresso, tem uma cafeteria lá dentro que vende, eu amo café e não deixei de pegar um para ir tomando, aliás, nunca tinha visto essa opção da nespresso em copinho, adorei!!

A região que fica o castelo é muito bonita, andamos um pouco por lá e fomos descendo em direção ao bairro Alfama, que é um dos bairros mais antigos e típicos de Lisboa.

Lisboa, Portugal (Duda Nascimento)

Decidimos acabar o dia jantando no famoso Bairro Alto, para subirmos até lá pegamos o elétrico. O Bairro Alto conta com muitos restaurantes, andamos um pouco pelas ruas e escolhemos para jantar o restaurante Sinal Vermelho (Rua das Gáveas, 89, Bairro Alto).

Eu pedi um bacalhau assado à lagareiro com batatas a murro (13,9€), estava muito gostoso!!

Restaurante Sinal Vermelho (Bairro Alto) - Lisboa, Portugal (Duda Nascimento)

Para irmos embora, fomos em direção ao Chiado, que é um bairro muito legal também! Há várias lojinhas e o famoso Café à Brasileira, que tem a estátua do escritor Fernando Pessoa! Não resistimos e pegamos de sobremesa um sorvete na Amorino (Rua Garret, 49), que tem o conhecido formato de flor, é uma delícia!

2° DIA - Quinta-feira (Elevador de Santa Justa - Praia dos Galapos - Bairro Alto)

Como vi que seria o dia mais quente da semana, sugeri para os meus amigos que fôssemos à praia. Descobri pelo Instagram uma praia muito bonita, a Praia dos Galapos, em Setúbal. O plano era pegar o trem e ir cedinho, mas quando chegamos na estação tinha um fila imensa para comprar o ticket, o que nos impossibilitou de comprar a tempo do horário disponível para Setúbal na parte da manhã. Então, partimos para o plano B, ir para a praia de ônibus. Como o ônibus era só 12:00, tomamos café da manhã na Starbucks da estação Baixa-Chiado e conseguimos visitar o elevador de Santa Justa.

O custo para subir no elevador é de 5€, mas lembrando que se você tiver o bilhete diário, não precisa pagar nada a mais! Paguei mais 1,50€ para ir até o mirante (miradouro), onde você consegue ver a paisagem sem as grades.

Elevador de Santa Justa - Lisboa, Portugal (Duda Nascimento)

Lisboa, Portugal (Duda Nascimento)

12:00 pegamos o ônibus em direção à Setúbal, ida e volta deu 12 euros.

Dica: Quando for comprar a passagem de ida, já garanta a de volta também, pois os guichês de compras de passagem já estavam fechados em Setúbal quando voltamos.

De Setúbal para Praia dos Galapos fomos de táxi, porque não era época de verão, então os ônibus que vão para as praias não estavam funcionando. Pagamos 12 euros a corrida.

Chegando lá, fomos surpreendidos por uma praia MARAVILHOSA, linda mesmo, de areia clara e mar verde/azul, bem calmo.

Praia dos Galapos, Setúbal - Portugal (Duda Nascimento)

Comemos em um dos únicos restaurantes que tem no local, optei por um sanduíche de frango, estava muito gostoso!!