© 2015 by DUDA NASCIMENTO.

Design by Maria Eduarda Nascimento

  • Instagram Limpa
  • facebook
  • YouTube Limpa
  • Duda Nascimento

Torta de Abóbora - "Pumpkin pie" - Receita

Olá!!


Testei esses dias uma receita de torta de abóbora e ficou INCRÍVEL o resultado! Então hoje vim compartilhar com vocês todo o passo a passo!! Acabei pegando uma receita americana e fiz todas as adaptações e conversões necessárias, ou seja, já deixei tudo prontinho pra vocês! ;)


Não é muito comum vermos essa torta aqui no Brasil, né?? Acaba sendo mais tradicional nos EUA mesmo, principalmente no dia de ação de graças! A ideia de fazer esse doce partiu depois de ver um vídeo no Instagram do @thefeedfeed ensinando uma versão dela com merengue, do chef Miro Uskokovic, achei irresistível! E realmente é MUITO boa! Ainda mais servida gelada! Não é nada enjoativa e possui um sabor único!


Não vou mentir dizendo que ela não é trabalhosa, mas o resultado vale todo o esforço! hahah Acho que a parte mais complicada é a massa, o resto é mais fácil!


Vamos para a receita então??


Massa

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/3 xícara (chá) de água gelada

1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de açúcar cristal

1/4 colher (chá) de sal

200g de manteiga sem sal, congelada


Modo de preparo:

1. Deixe a manteiga congelar por aproximadamente 30 minutos.

2. Coloque a farinha em um recipiente e deixe na geladeira até ficar gelada ao tocar, em torno de 20 minutos. Em uma tigela pequena misture a água, o creme de leite fresco, o açúcar e o sal. Coloque para gelar também.

3. Rale a manteiga congelada em cima de um papel manteiga. Em seguida, deixe-a gelando por mais 10 minutos.

4. Adicione a manteiga ralada na farinha gelada e misture tudo com as mãos. Faça um buraco no centro dessa mistura e coloque a mistura da tigela menor (a do creme de leite fresco) no meio. Use uma espátula de silicone para juntar tudo. (Observe a consistência da massa, talvez precise de mais farinha nessa hora, é só ir acrescentando aos poucos). Quando a massa já estiver formada, coloque em cima do papel manteiga, molde-a e feche com o papel. Deixe esfriando na geladeira por no mínimo 4 horas ou, preferencialmente, durante toda a noite.

5. Quando a massa já estiver pronta, retire da geladeira e deixe descansando de 15/20min para abrir mais facilmente. Se estiver muito gelada, irá quebrar ao abrir. Espalhe farinha pela bancada e abra a massa em formato de um círculo até alcançar o tamanho da travessa em que a torta será assada. Pressione a massa na travessa e retire o excesso das bordas com uma faca.

6. Com a massa já na travessa, deixe-a descansando na geladeira por cerca de 30 minutos ou mais.

7. Pré-aqueça o forno a 200ºC . Coloque a travessa dentro de uma forma maior. Amasse o papel manteiga, desdobre e coloque sobre a massa da torta. Jogue sobre o papel grãos não cozidos de lentilhas, feijões ou arroz para fazer peso, até o topo da crosta.

8. Asse a massa pesada da torta no forno pré-aquecido por 20-25min. Remova do forno e retire o peso cuidadosamente, retorne a massa para assar por mais 10-15min. Se a massa borbulhar e inchar durante esse período, pressione-a suavemente com uma toalha limpa de cozinha. A crosta deve ficar dourada.


Recheio

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 colher (sobremesa) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de canela

1/4 colher (chá) de gengibre em pó

2 ovos

2 xícaras (chá) de purê de abóbora (o que equivale aproximadamente à 1/2 abóbora)


Modo de fazer:

1. Em uma tigela grande, misture tudo com um fouet até ficar bem homogêneo.

2. Pré-aqueça o forno a 160°C. Despeje o recheio na massa e leve para assar por cerca de 40min-1h. Deixe assando até a massa ficar firme nas laterais e um pouco gelatinosa no meio.


Merengue

Ingredientes:

3 claras de ovos

1/4 colher (chá) de suco de limão

1 xícara (chá) de açúcar cristal

1/3 xícara (chá) de água

2 colheres (chá) de amido


Modo de preparo:

1. Na batedeira, misture as claras com o suco de limão e comece a bater em velocidade média.

2. Quando os ovos formarem uma espuma, adicione aos poucos o açúcar e continue batendo em velocidade média.

3. Enquanto as claras batem com o açúcar, junte a água e o amido em uma panela pequena para formar uma pasta. Deixe ferver em fogo médio-alto, mexendo sempre com um fouet. Quando ferver, reduza o fogo para baixo e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre.

4. Diminua a velocidade da batedeira e jogue essa pasta quente aos poucos na mistura das claras com o açúcar. Aumenta a velocidade da batedeira e continue batendo até formar picos duros.

5. Com a massa já fria, despeje o merengue sobre a torta. Passe o maçarico em cima para dourar o merengue.

6. Corte e sirva 😋


Para quem quiser conferir o passo a passo em vídeo: https://www.instagram.com/p/B5JwWqngOBR/


Façam essa receita, por favor!!! Vocês não irão se arrepender!

Quem fizer me marca lá no Instagram (@dudanascimento), vou adorar ver!


Beeijos,

Duda Nascimento.